France Presse
De Srinagar
Uma greve geral paralisou ontem o setor indiano de Caxemira, onde reina a revolta depois da matança de 36 camponeses sikhs, cometido antes do presidente Bill Clinton iniciar sua visita à Índia.
Apesar de um forte dispositivo de segurança, militantes islamitas lançaram dois ataques contra as forças indianas em Caxemira, matando seis de seus efetivos.
A convocação da greve foi obedecida por boa parte da população da Caxemira indiana. Esta foi convocada pela Conferência da Liberdade, que agrupa cerca de 20 partidos separatistas, e está destinada a ‘‘atrair a atenção’’ de Clinton sobre Caxemira, dividida entre a Índia e Paquistão.
O presidente Bill Clinton questionou seriamente o Paquistão sobre a violência na Caxemira. Ele promoveu uma mudança favorável à Índia na política americana no Sul da Ásia, comovido pelo horror de uma matança na Caxemira.
A matança de 36 sikhs na Caxemira indiana colocou Clinton – primeiro presidente americano a visitar a região em 22 anos – de frente para a realidade do ‘‘terrorismo’’ importado do Paquistão, comentaram os jornais indianos.
‘‘Em uma mudança significativa, os Estados Unidos se expressaram claramente a favor da posição indiana, segundo a qual o diálogo com o Paquistão só poderá ser retomado se a linha de controle (na Caxemira) for respeitada e o terrorismo transnacional acabar’’, publicou o Hindustan Times em um editorial, opinião compartilhada pelo The Hindu.
Testes nucleares Clinton pediu ontem à Índia para que dê exemplo democrático optando pela não-proliferação nuclear. ‘‘Se os testes nucleares da Índia estremeceram o mundo, uma liderança da Índia em matéria de não-proliferação pode certamente fazer mover o mundo’’, disse Clinton em discurso no parlamento indiano.
Desde os testes nucleares da Índia em 1998, este país tem resistido às pressões dos Estados Unidos para que adira ao Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e as discussões nesse sentido, de Clinton com o premier indiano Atal Behari Vajpayee, nesta terça-feira em Nova Delhi, não deram nenhum resultado.