Buenos Aires- As siamesas que nasceram sábado junto com outra irmã, sadia e normal, na província argentina de San Juan (oeste), estão condenadas à morte, se forem separadas, um fato quase sem precedentes no mundo, informaram os médicos que as atendem.
As siamesas compartilham coração, pulmões e aparelho genital, mas têm duas cabeças, dois estômagos e duas colunas vertebrais, e como possem um só torso, só têm dois braços e duas pernas.
O caso comoveu a cidade onde nasceram, de uma mulher de 25 anos, que não teve o nome divulgado, e que vive em modesta casa com o marido jornaleiro.
''As meninas foram examinadas por 24 profissionais entre cirurgiões cardíacos, neurocirurgiões e especialistas de neonatologia e pediatria, ficando determinado que qualquer tentativa de separação é incompatível com a vida'', revelou ontem Gonzalo Medina, um dos profissionais que as assistem. Ele disse que as irmãs compartilham órgãos vitais muito importantes. ''Isso nos dá a impressão de que organicamente será impossível separá-las''.

mockup