Sharon e Peres querem uma ação rápida dos EUA
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de agosto de 2002
Agência EFE 
JerusalémO primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e seu ministro de Assuntos Exteriores, Shimon Peres, enviaram mensagens ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para que ataque o mais rápido possível o Iraque, informou ontem a imprensa local.
O jornal independente israelense ''Haaretz'' informou que Sharon enviou recentemente ''mensagens'' ao Governo de Washington para que não adie o ataque, pois ''isso não gerará um melhor ambiente para fazê-lo no futuro''. O chefe do Governo que já adiantou que Israel responderá se for atacado por esse país árabe disse a Bush que Israel apoiará as operações militares dos EUA e aceitará todas as decisões que forem adotadas por Washington sobre a forma e o momento de fazê-lo.
Peres enviou sua mensagem ao presidente norte-americano por meio de declarações que fez à rede de televisão CNN, à qual disse que ''o problema não sobre se deve haver o ataque, mas quando'' fazê-lo.
Atacar o Iraque agora ''pode ser bastante perigoso comentou o chefe da diplomacia israelense e veterano líder mas adiar a decisão pode ser muito pior''.
Segundo uma pesquisa divulgada ontem, 57 por cento dos israelenses estão a favor de uma guerra contra o Iraque e 58 por cento dizem que o Iraque atacará Israel caso comece um conflito.


