Série de atentados deixa 11 mortos
PUBLICAÇÃO
domingo, 31 de dezembro de 2000
France Presse De Manila 
Pelo menos onze pessoas morreram e outras setenta ficaram feridas neste sábado em uma série de explosões quase simultâneas em Manila, informou a Polícia.
A primeira delas destruiu um vagão e uma estação de metrô no Norte da capital filipina, causando quatro mortes e deixando 47 feridos. Outras duas pessoas morreram quando transferidas para o hospital.
Minutos depois deste primeiro incidente, uma explosão foi registrada em uma praça próxima da embaixada norte-americana, deixando nove feridos. Um ônibus também explodiu num bairro no Norte da capital, causando uma morte e ferindo 17 pessoas. Uma quarta explosão aconteceu um jipe no aeroporto internacional de Manila, da qual não se tem maiores informações.
O diretor da polícia de Manila, Edgardo Aglipay, afirmou que foi descoberta uma bomba na estação de serviço próxima a um hotel no distrito financeiro de Makati. Um policial morreu quando especialistas tentavam desativá-la.
Uma sexta explosão aconteceu no bairro de Makati, segundo emissoras de rádio, que não possuíam balanço do incidente.
Não há pista sobre quem foram os autores dos ataques, que aconteceram no dia que se homenageia nas Filipinas a memória dos heróis nacionais, entretanto as autoridades suspeitam de extremistas muçulmanos.
Aglipay assegurou que as forças policiais foram colocadas em estado de alerta máximo na sexta-feira, quando a polícia deteve dois membros do grupo extremista muçulmano Abu Sayyaf, que supostamente pretendiam explodir uma bomba. A polícia afirmou que Hector Janjalani e Alsheed Alling Albani levavam granadas e explosivos.
Um policial presente na estação de metrô disse que ignorava a causa da explosão, mas esta deve ter vindo de um dos vagões. O trem se aproximava da estação e estávamos prestes a subir quando ele explodiu, relatou uma testemunha. A explosão aconteceu no trem, que ficou destruído, acrescentou.
Na praça Ferguson, próxima da embaixada norte-americana, a explosão causou uma morte e causou danos aos edifícios vizinhos.
O secretário de Defesa, Orlando Mercader, pediu à população evitar especulações e deixar que a polícia continue com a investigação. É importante basear nossas conclusões nas evidências disponíveis, assegurou.
A autoria de vários atentados terroristas nas Filipinas já foram reivindicados por rebeldes muçulmanos que lutam pela independência do Sul do país.
O presidente filipino, Joseph Estrada, realizou uma reunião de segurança com o alto escalão do governo, depois da série de atentados. O porta-voz do presidente, Michael Toledo, afirmou que Estrada se reuniu com o titular do Interior e com seu conselheiro para Segurança Nacional e responsáveis policiais e militares, para discutir a prevenção de possíveis novos ataques.
Depois da reunião, Estrada falou na televisão, classificando como barbárie os atentados que aconteceram ontem na capital do país. Segundo ele, o único objetivo é prejudicar a segurança pública para forçar uma agenda política.


