Sequestrador aterrissa avião roubado e é preso
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de janeiro de 2003
Agência folha 
Frankfurt - O homem que sequestrou um avião e ameaçou colidi-lo com o prédio do Banco Central Europeu em Frankfurt, foi preso ontem pela polícia logo após pousar no aeroporto da cidade.
O sequestrador disse, em entrevista à N-TV, que queria chamar a atenção para o caso da astronauta que morreu na explosão do ônibus espacial Challenger, em janeiro de 1986 esse ônibus explodiu poucos segundos após sua decolagem, matando sete pessoas que iriam para uma missão programada pela Nasa (agência espacial dos EUA).
''Eu quero fazer famosa minha grande ídola Judith Resnik'', disse o sequestrador, que aparentava falar alemão nativo. ''Eu quero chamar a atenção para a primeira mulher judia astronauta.'' Resnik era judia. O homem não revelou porque escolhera a sede do BC europeu como alvo.
O homem, ainda não identificado, permaneceu duas horas sobrevoando a cidade. Por isso, o aeroporto de Frankfurt foi fechado e as pontes e prédios altos, evacuados.
O incidente chegou a lembrar os atentados terroristas do dia 11 de setembro, apesar de autoridades locais descartaram qualquer relação do sequestro com organizações terroristas.
Um porta-voz do aeroporto disse que o homem armado havia sequestrado o avião no pequeno aeroporto de Babenhausen, ao sul de Frankfurt, e depois começou a fazer contato com a torre de controle do aeroporto de Frankfurt.


