Sepultado corpo do diplomata brasileiro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de agosto de 2003
Agência Folha 
O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado em Bagdá no dia 19 de agosto, foi enterrado ontem no Cimetiere des Rois (Cemitério dos Reis), no centro de Genebra, na Suíça. O diplomata atuou durante grande parte de sua carreira na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra.
Antes do enterro, restrito aos parentes e amigos mais próximos, cerca de 500 pessoas se instalaram na igreja católica Saint-Paul, em Genebra, para a cerimônia de sepultamento de Vieira de Mello.
Participaram da cerimônia Nane Annan, mulher do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e Louise Frechette, vice-secretária-geral da ONU.
Além da soprano Barbara Hendrix, amiga de Vieira de Mello, estavam presentes o corpo diplomático da ONU em Genebra e autoridades da cidade.
A viúva e os dois filhos do diplomata brasileiro chegaram com o carro fúnebre e entraram na igreja sem dar declarações à imprensa.
O caixão foi carregado por seis pessoas, três ex-guarda-costas de Vieira de Mello, depois de ser benzido por um sacerdote e saudado por uma formação de honra dos guardas de segurança da ONU.
No fim da tarde, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, que foi dirigido por Vieira de Mello, realizou um ato em sua homenagem.


