Sem assistência, população faz saque a supermercado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de janeiro de 1999
Reuters e DPA 
Centenas de sobreviventes do terremoto que atingiu a região central da Colômbia saquearam ontem um supermercado da cidade de Armenia - a mais atingida - alegando falta de assistência governamental às vítimas.
Homens, mulheres e crianças entraram no estabelecimento, localizado no andar térreo de um edifício de cinco andares que está a ponto de desmoronar, e saquearam principalmente alimentos e bebidas.
Não nos deram nenhum tipo de ajuda e nos vimos obrigados a fazer esse saque, disse à Reuters um homem que participou da ação.
As pessoas que participaram do saque levaram o que puderam em suas mãos e bolsas. Ao mesmo tempo, dezenas de pessoas tentavam entrar no supermercado, enquanto outras procuravam sair apressadamente.
A polícia, embora armada com fuzis e cassetetes, olhava impotente, sem poder conter a multidão.
A situação das localidades atingidas pelo terremoto porém comove o mundo. O governo da Alemanha decidiu ontem, em Bonn, conceder uma ajuda inicial de 1,2 milhão de dólares para ajudar as vítimas do sismo. Os fundos serão utilizados para o envio urgente de alimentos às regiões mais afetadas. Trata-se de um apoio urgente e sem burocracia, disse a porta-voz do ministério alemão do Meio Ambiente, Heidemarie Wieczorek-Zeul, ao anunciar a decisão. Assim como ocorreu com o furacão Mitch na América Central, o governo da Alemanha fará tudo o que esteja ao seu alcance para aliviar a dor dos sobreviventes na região atingida pelo terremoto, continuou.
Por sua vez, o ministro do Exterior da Austrália, Alexander Downer, anunciou ontem em Canberra que o país vai enviar 300.000 dólares à Colômbia, para ajudar as vítimas do tremor.
Várias agências da ONU se colocaram também à disposição imediata do governo da Colômbia para prestar assistência à região destruída pelo terremoto de segunda-feira. Grupos de assistência humanitária da entidade só aguardam o sinal verde do governo colombiano para seguirem ao país sul-americano.


