A decisão da princesa Diana em renunciar à proteção da polícia britânica, a que têm direito todos os membros da família real, fez com que seu serviço de segurança fosse insuficiente, indicaram os especialistas no assunto ontem.
Depois de divorciar-se do príncipe Charles, há um ano, Diana perdeu o título de ‘‘alteza real’’ e optou, ao mesmo tempo, por prescindir também dos serviços de policiais especialmente treinados para proteger os Windsor. Ela apenas recorria a tal proteção e ao motorista colocado a sua disposição quando estava acompanhada por seus filhos.
A princesa sentia necessidade de se libertar do ambiente da família real, que considerava asfixiante.
Quando tentou organizar uma vida normal, depois de separar-se do Príncipe de Gales, uma das decisões que tomou foi livrar-se das medidas de segurança.
‘‘Quando dispunha de proteção real, não fazia um só movimento sem consultar os oficiais encarregados. Depois decidiu viver à sua maneira e isso foi considerada uma decisão corajosa, já que sempre podia haver riscos’’, explicou Peter Burden, ex-jornalista especializado em assuntos criminais.

mockup