Segurança de Bento 16 é reforçada
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de janeiro de 2010
<br> Folhapress
São Paulo - A segurança do papa Bento 16 foi reforçada depois da agressão sofrida no Vaticano na véspera do último Natal. Um mulher com transtornos mentais derrubou o papa na entrada da Basílica de São Pedro momentos antes da Missa do Galo.
O corredor de segurança em torno do papa foi ampliado em cerca de um metro de cada lado, o que manterá os peregrinos a uma distância maior de Bento 16. A medida também vai permitir que os serviços de segurança reajam com mais rapidez caso alguém tente se aproximar do papa.
No dia da agressão a Bento 16, o cardeal francês Roger Etchegaray também caiu e fraturou o fêmur. Ele foi derrubado acidentalmente por um dos agentes que tentavam proteger o papa e precisou receber uma prótese no quadril.
O número de agentes de segurança ao longo do percurso do papa dentro da basílica foi aumentado, assim como o controle dos participantes nas celebrações. Fontes da Santa Sé adiantaram que nenhuma medida considerada ''extraordinária'' será adotada para reforçar a segurança de Bento 16.
De acordo com o Vaticano, as mudanças são mínimas e não impediram o Papa de se aproximar dos fiéis nas celebrações e eventos realizadas nos últimos dias.