Secretário defende um programa de defesa no espaço
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de maio de 2001
France PresseDe Washington 
O Pentágono também deveria considerar a utilização do espaço para desenvolver tecnologias de defesa antimísseis, que não foram exploradas antes em sua totalidade, disse ontem o secretário de Defesa norte-americano Donald Rumsfeld.
É evidente que a utilização de terra, mar e do espaço são opções que devem ser consideradas se se examinar o melhor meio de garantir o tipo de segurança, em relação a mísseis antibalísticos, desejável para os Estados Unidos, declarou à imprensa.
O presidente George W. Bush não mencionou na terça-feira um sistema de defesa situado no espaço, quando anunciou sua decisão de desenvolver um escudo antimísseis para enfrentar ataques de outros países, e disse que era necessário substituir o tratado antimísseis ABM, assinado em 1972.
O tratado não autoriza o uso de interceptores de mísseis situados no espaço, embora o Pentágono tenha um programa de pesquisa sobre lasers em satélites.
Rumsfeld se recusou a dar detalhes sobre as opções a curto prazo, mas afirmou que várias alternativas não foram exploradas em sua totalidade.


