Associated Press
De Washington
O pai de Elián González disse ontem que não entrará mais em negociações e apenas quer seu filho de volta. E a secretária de Justiça Janet Reno voou para Miami a fim de tentar resolver pessoalmente a disputa de custódia de quatro meses. Enquanto isto, autoridades federais continuavam preparando uma carta a ser enviada para os parentes de Miami dando conta que eles têm de entregá-lo hoje, ou talvez amanhã.
O pai do menino, Juan Miguel González, num encontro com a pastora Joan Brown Campbell, disse que irá ‘‘simplesmente pedir agora que a secretária de Justiça emita uma ordem judicial e que o menino seja devolvido imediatamente a ele’’, segundo Campbell, do Conselho Nacional das Igrejas.
A Fundação Nacional Cubano-Americana, um grupo de exilados cubanos, ainda esperava ontem promover um encontro entre Juan González e os parentes de Miami. O Departamento de Justiça ainda assim planeja enviar uma carta aos familiares de Miami dando instruções para a entrega de Elián.
O tio-avô de Elián, Lázaro González, cancelou um encontro com o pai cubano que havia sido marcado para ontem, alegando que o menino não queria ir.
Lázaro levou ontem Elián para a casa em Miami Beach da freira Jeanne O’Laughlin, a presidente da Universidade de Barry, local de um encontro em janeiro entre o menino e suas avós que vieram de Cuba especialmente para vê-lo. O porta-voz da família, Armando Gutierrez, disse que a casa da irmã era um ambiente mais tranquilo para Elián.
Segundo fontes, a carta do Departamento de Justiça determina que a transferência de custódia seria feita no aeroporto de Opa Locka, nas proximidades de Miami, às nove da manhã de hoje, mas ficou entendido que, se a carta não fosse enviada até a noite de ontem, a data poderia ser mudada para amanhã.

mockup