Sánchez de Lozada assume na Bolívia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de agosto de 2002
Agência EFE 
La PazO presidente eleito Gonzalo Sánchez de Lozada prestou juramento ontem como novo presidente da Bolívia para o período constitucional 2002-2007. Sánchez de Lozada, de 72 anos, tomou posse às 16h05 horas (17h05 de Brasília) em uma sessão especial do Congresso Nacional.
O novo governante, chefe do partido Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), sucedeu no poder a Jorge Quiroga, que concluiu o mandato de cinco anos iniciado por Hugo Banzer em 1997.
Quiroga, em seu discurso, destacou a presença de muitos parlamentares indígenas e camponeses no novo Congresso nacional e recomendou aos demais que ''pensassem bem quando olhassem para o lado''.
Testemunharam a posse os presidentes do Peru, Alejandro Toledo, e da Venezuela, Hugo Chávez, além do Príncipe Felipe de Borbón e outros convidados.
Junto a eles, estiveram os ex-presidentes Jaime Paz Zamora, agora aliado do novo governo, e Lidia Gueiler Tejada.
Os símbolos nacionais foram entregues ao novo governante pelo vice-presidente da Bolívia, Carlos Mesa Gisbert, que acompanhou Sánchez de Lozada na campanha das eleições gerais de junho passado, nas quais sua candidatura foi a mais votada.
Mesa, de 48 anos, recebeu o cargo das mãos da presidenta do Senado, Mirta Quevedo.
Em um breve discurso, o novo vice-presidente disse que a nova composição do Parlamento boliviano é um reflexo real da estrutura social do país, que possui em seu território mais de 30 etnias diferentes.
Na posse presidencial vários dos novos legisladores vestiam seus trajes típicos, dos povos nativos aymara e quíchua.
A transmissão do poder político ocorreu no dia em que se comemora o 177º aniversário de independência da Bolívia.


