France PresseNo colo de sua mãe, uma criança segura remédios recebidos em BagdáO presidente iraquiano, Saddam Hussein, afirmou que o Iraque está disposto a cooperar com a Comissão especial da ONU encarregada do desarmamento (Unscom), em uma mensagem recebida ontem pelo presidente iemenita, Ali Abdallah Saleh.
A mensagem, entregue ao presidente Saleh pelo embaixador do Iraque no Iemen, Mohsen Khalil, afirma ‘‘o compromisso e a disposição do iraque em cooperar com as equipes da Unscom, conforme os termos do acordo firmado com o Secretário Geral da ONU’’, Koffi Annan, segundo a agência iemenita Saba.
Em virtude desse acordo, firmado no dia 23 de fevereiro passado, Bagdá se compromete a cooperar inteiramente çcom a Unscom e abrir todas as suas instalações presidenciais às inspeções que serão efetuadas por um ‘‘grupo especial’’ nomeado pelo Secretário geral das Nações Unidas e no qual figuram vários diplomatas.
O Iêmen, que mantém boas relações com Hussein, enviou ontem ao Iraque 36 toneladas de alimentos e medicamentos a bordo de um avião iemenita, pela primeira vez desde o começo da aplicação do embargo contra Bagdá, em 1990. Muitos outros países também tem mandado ajuda ao Iraque, após o acordo feito concluido entre o Governo de Bagdá e o secretário geral das Nações Unidas.

mockup