Após os bem-sucedidos reparos de sexta-feira na estação orbital russa Mir para restabelecer o fornecimento normal de eletricidade a bordo, as autoridades espaciais russas pretendem que ela possa funcionar até o lançamento da estação internacional Alfa.
‘‘Estamos certos de poder garantir o funcionamento da Mir até a chegada dos primeiros componentes da Alfa, isto é, por mais dois ou dois anos e meio’’, comemorou o diretor da Agência Espacial russa Iuri Koptev ao final dos consertos. Os dirigentes da Agência Espacial norte-americana (NASA), que cooperarão com russos e europeus no lançamento por etapas da Alfa, se disseram igualmente ‘‘muito satisfeitos’’.
A estação Mir, lançada em 1986 e que superou em seis anos sua ‘‘expectativa de vida’’, acumula avarias e acidentes há meses, mas é a única estação orbital em funcionamento e continuará sendo até o lançamento da Alfa, cuja montagem no espaço começará em maio de 1998. Os primeiros vôos tripulados para a nova estação começarão em 1999.
A sobrevivência da Mir dependerá do sucesso dos reparos na estação. Se fracassarem, as missões programadas de astronautas norte-americanos ou europeus, essenciais para o financiamento da estação russa, poderão ser suspensas. Segundo o jornal russo Sevodnia, os norte-americanos pagam 473 milhões de dólares pelo ‘‘alojamento’’ de seus astronautas na plataforma espacial. Os cerca de 600 milhões de dólares pagos no total pelos ocidentais representam quase a metade do orçamento da Agência espacial russa, segundo o especialista norte-americano James Oberg.

mockup