Rússia e Irã firmaram ontem acordo-chave que irá possibilitar a construção da primeira central nuclear iraniana de Buchehr pela Rússia, anunciaram as agências de notícias russas. Não foi estabelecida a data de inauguração do reator.
Os chefes das organizações iranianas e russas de energia atômica, Gholamreza Aghazadeh e Alexandre Roumiantsev, fecharam acordo sobre o fornecimento russo do urânio enriquecido, para a implementação da central nuclear. Segundo a agência russa Isna, os outros aspectos do acordo, como o calendário da entrega do combustível e as condições financeiras da negociação ainda estão para ser acertadas.
Dois proeminentes senadores americanos,os republicanos John McCain e Lindsey Graham, propuseram ontem a adoção de medidas drásticas contra a Rússia por sua decisão de firmar um acordo sobre o fornecimento de combustíveis nucleares ao Irã. McCain convocou Washington a cancelar o próximo encontro da Rússia com o Grupo dos Sete Países Mais Ricos (G-7), reunião do chamada de conferência do G-8. Graham disse que Washington ''deve pressionar a Rússia para que compreenda que um Irã nuclear não será uma influência desestabilizadora''.