Associated Press
De Grozny
A Rússia continuava ontem bombardeando Grozny com artilharia e foguetes enquanto seus soldados tentavam avançar rumo ao centro da cidade, mas viram-se frustrados por guerrilheiros que disparavam de seus esconderijos.
As forças russas enfrentavam os militantes nos distritos próximos à capital chechena na manhã de ontem. O centro de Grozny continuava controlado pelos rebeldes, e as tropas russas não pareciam estar avançando, mesmo depois de uma semana de persistentes ataques.
Após meses de bombardeios contra a cidade, os russos lançaram sábado passado um ataque com o objetivo de capturar Grozny, a última cidade importante da Chechênia em poder dos rebeldes e que é o objetivo político mais disputado desta guerra.
Mas as forças russas foram bloqueadas por caminhos densamente minados e pela tenaz resistência dos rebeldes. O presidente da Chechênia Aslan Maskhadov disse quinta-feira que ‘‘a iniciativa militar está totalmente nas mãos dos defensores de Grozny’’ e rechaçou informações segundo as quais os rebeldes estariam prestes a abandonar a cidade.