Was­hing­ton, EUA - A Na­sa apre­sen­tou nes­ta quin­ta-fei­ra, por oca­sião do 40º ani­ver­sá­rio da che­ga­da do ho­mem à Lua, ví­deos res­tau­ra­dos da mis­são Apol­lo 11, aca­ban­do com os te­mo­res so­bre a per­da das ima­gens ori­gi­nais dos fa­mo­sos pas­sos de ­Neil Arms­trong.
  As ima­gens res­tau­ra­das por uma em­pre­sa de Holly­wood, a ­Lowry Di­gi­tal, mos­tram as ce­nas vis­tas pe­lo mun­do in­tei­ro no dia 20 de ju­lho de 1969, in­clu­si­ve o pu­lo de Arms­trong da es­ca­da do mó­du­lo de pou­so ao so­lo lu­nar.
  A Na­sa pro­cu­rou du­ran­te ­três ­anos es­tes ví­deos ana­ló­gi­cos em ­seus ar­qui­vos pa­ra des­co­brir que al­guns su­por­tes ti­nham si­do re­gra­va­dos com ou­tros da­dos.
Pa­ra re­la­tar as ­três ho­ras e ­meia pas­sa­das na Lua pe­los as­tro­nau­tas de Apol­lo 11 re­gis­tra­das por uma câ­me­ra fi­xa, o en­ge­nhei­ro da Na­sa en­car­re­ga­do do pro­je­to de res­tau­ra­ção, Ri­chard Nafz­ger, te­ve de se­guir vá­rias pis­tas, con­tou ele du­ran­te uma co­le­ti­va à im­pren­sa.
  A equi­pe da Na­sa en­con­trou na CBS em Hous­ton ima­gens de boa qua­li­da­de trans­mi­ti­das na épo­ca di­re­ta­men­te e em tem­po ­real pe­la Na­sa à re­de de TV. Ela tam­bém re­cu­pe­rou uma có­pia gra­va­da por um cen­tro da Na­sa na Aus­trá­lia. As ima­gens res­tau­ra­das são mui­to ­mais ní­ti­das e de­ta­lha­das que a có­pia do ví­deo di­vul­ga­do ao vi­vo em to­das as te­le­vi­sões do mun­do. O fil­me se­rá re­cons­ti­tuí­do e dis­po­ní­vel pa­ra o pú­bli­co em se­tem­bro.

mockup