Republicanos se alinham ao PPB; democratas ao PT e PSDB
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de novembro de 2000
Marcos de Moura e Souza Agência Estado De São Paulo 
Os principais partidos dos EUA dividiram este ano os norte-americanos radicados em São Paulo em dois blocos bastante familiares aos brasileiros: o dos que se identificam com idéias do PSDB, de Mario Covas, e do PT, de Marta Suplicy, e o bloco daqueles que se identificam com propostas do PPB, de Paulo Maluf.
É assim que os líderes dos militantes do Partido Democrata e do Republicano em São Paulo comparam os partidários de Al Gore e de George W. Bush, respectivamente. Estamos entre os tucanos e o PT, diz Paul Levison, 67 anos, presidente do Democrats Abroad local, que difunde as idéias do partido no exterior. Levison afirma que a candidatura de Gore reúne os profissionais liberais, os sindicatos e as bandeiras dos direitos humanos.
Para o líder do Republican Abroad, Richard Carlson, 56 anos, os norte-americanos residentes em São Paulo que votam nos republicanos são em sua maior parte empresários e executivos, cujas idéias se assemelham com a de partidos mais conservadores como o PPB. Segundo Carlson, como a maior parte dos norte-americanos residentes na cidade são homens de negócio, a expectativa é que Bush atraia mais votos.
Na cidade de São Paulo, vivem cerca de 18.500 norte-americanos, de acordo com dados da Polícia Federal. Os americanos puderam enviar seus votos pelo consulado e pelos correios. A assessoria de Imprensa do consulado informou ontem que havia recebido apenas 750 cédulas.
Ontem, o consulado previa reunir cerca de 300 pessoas na sede da União Cultural Brasil-Estados Unidos. No evento, que acontece há anos, é promovida uma votação simulada que reflete a tendência do eleitorado. Na eleição passada, os democratas ganharam, disse Levison.


