Relatório revela avanço da desertificação na América Latina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de outubro de 2000
France Presse De San salvador 
Milhões de hectares de terra viraram deserto no continente latino-americano e no Caribe, segundo um estudo revelado na 6ª Reunião da América Latina e Caribe contra a Desertificação, que se realiza em San Salvador.
Duzentos e cinquenta milhões de hectares de terras são atingidos pelo processo de desertificação na América do Sul e 63 milhões no México e América Central, diz o relatório de atividades 1998-2000 da secretaria da convenção de luta contra a desertificação.
A 6ª Reunião sobre a Desertificação se realiza desde terça-feira em um hotel de San Salvador, com a participação de delegados de 33 países, com o propósito de elaborar uma posição do continente para a próxima Conferência das Partes, a se realizar em Bonn, Alemanha.
Na América do Sul, 170 milhões de hectares foram degradados, devido ao desmatamento e superpastagem, enquanto no Caribe a urbanização acelerada e mal planejada resultou na perda de terras para uso agrícola, proteção de bacias e conservação da biodiversidade, indica o estudo.
Se aprofundarmos as causas e os motivos da desertificação veremos que são os modelos de desenvolvimento que se vêm aplicando e à variedade climática se somam os fatores econômicos, explica o documento.
Octavio Pérez, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Argentina, disse que para solucionar o problema deve se buscar um modelo de desenvolvimento que permita aumentar a qualidade de vida das pessoas, sem deteriorar o meio ambiente e este é o desafio.


