Reino Unido prende três por envio de lixo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Folhapress 
São Paulo - Três homens foram presos ontem no Reino Unido sob acusação de envolvimento no envio ilegal de 99 contêineres de lixo para o Brasil. Oficiais da Agência Nacional Britânica Contra Crimes Ambientais, com a ajuda da polícia de Wiltshire, prenderam os acusados na região de Swidon, a cerca de uma hora e meia de Londres. A pena máxima, caso eles sejam condenados, é de até dois anos de reclusão ou pagamento de multa. As informações são da Agência Brasil.
Segundo o porta-voz da Agência Britânica de Meio Ambiente, Stuart Brennan, a identidade dos acusados -assim como a nacionalidade deles-não pode ser divulgada porque a investigação ainda não foi concluída. Não podemos divulgar nada mais detalhado sobre os homens por razões legais, mas teremos novas informações em breve, disse Brennan. Segundo nota veiculada no site da agência, os homens têm 24, 28 e 48 anos, respectivamente.
As autoridades britânicas pretendem investigar a carga dos contêineres quando eles voltarem ao Reino Unido. As empresas que enviaram o lixo do Reino Unido para o Brasil concordaram em repatriar os detritos sem cobrar nada de nenhum dos dois governos.
De acordo com a chefe do Departamento de Gerenciamento de Lixo e Resíduos da Agência de Meio Ambiente, Liz Parkes, as prisões marcam um significativo processo nas investigações de exportação de lixo ilegal para o Brasil. Não vamos hesitar em processar qualquer companhia ou indíviduo que tenha violado as leis de exportar lixo, completou.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) informou às autoridades da Grã-Bretanha que dentro dos contêineres foram encontradas bolsas de sangue, fraldas descartáveis, seringas, camisinhas usadas e restos de comida.
Ontem, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve no porto de Santos para acompanhar a vistoria do Ibama e lacrar os contêineres para serem devolvidos ao Reino Unido.


