Rebeldes invadem Parlamento e matam 4
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Folhapress 
São Paulo - Três membros de grupos rebeldes islâmicos invadiram ontem a sede do Parlamento da Tchechênia, na capital Grozny, deixando ao menos quatro mortos e 17 feridos durante o ataque com um homem-bomba e tiroteios. Ao menos seis pessoas morreram na ação, incluindo os três rebeldes e ao menos dois policiais e um assessor político, informaram as autoridades locais. A invasão ocorreu no início da manhã quando os parlamentares começavam a chegar ao Congresso.
Um dos insurgentes detonou explosivos em seu corpo enquanto os outros dois invadiram o complexo parlamentar aos gritos de ''Allahu Akbar'' (Deus é o mais poderoso, em árabe), atirando indiscriminadamente, de acordo com informações do porta-voz da polícia local, Ramzan Bekkhoiev. Quando as forças policiais chegaram ao local, os dois rebeldes também detonaram explosivos em mais duas ações suicidas.
O ministro de Interior da Rússia, Rashid Nurgaliev, está na capital tchetchena em reunião com Ramzan Kadirov, presidente da Tchechênia que conta com o apoio de Moscou.
A Rússia tenta há anos conter a insurgência de grupos separatistas islâmicos na região do Cáucaso Norte, onde estão localizadas as repúblicas da Tchechênia e do Daguestão, entre outras de maioria muçulmana. A tensão étnica entre os grupos muçulmanos e as forças russas persiste há 20 anos.


