Curitiba - Segunda-feira, 14h30. Em Curitiba, o radioamador Fabiano Moser está com os ouvidos grudados no rádio, para não perder o momento certo de fazer contato com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que desde o último sábado está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Para Fabiano, o momento é importantíssimo. Ele até programou suas férias do trabalho para acompanhar em tempo integral a missão do brasileiro.
Depois de ouvir a conversa de Marcos com radioamadores do Piauí, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, finalmente chegou a sua vez. Ele pergunta o que Marcos sentiu ao chegar à estação espacial. A conversa dura menos de um minuto. Acaba antes mesmo do radioamador obter sua resposta. ''Esperei o momento certo. Quando ouvi o Marcos dizer tchau, eu já o chamei, e deu certo. Mas não sei o que aconteceu. acho que outra pessoa no Brasil o chamou no meio da nossa conversa'', explica.
Na terça-feira, Fabiano conseguiu novamente contatar o brasileiro, mas dessa vez, nem conseguiu estabelecer uma conversa de fato. Apesar do pouco tempo de conversa, Fabiano diz que está satisfeito. ''Planejei minhas férias para coincidir com a viagem dele para o espaço e conseguir esse contato. Sabia que ele provavelmente viria ao rádio no horário de expediente e me programei. Se você não estiver pronto, com o microfone na mão na hora, perde. É um momento único, bem especial'', diz.
O contato por rádio, do Brasil, só é possível quando a ISS está passando sobre o País. Isso acontece seis vezes por dia, permitindo no máximo dez minutos de contato. É necessário, ainda, que nesse momento o astronauta esteja conectado ao rádio. ''É uma loteria, nós não sabíamos se ele viria nem quando viria ao rádio'', diz. Na segunda-feira foi a primeira vez que Marcos conversou com os radioamadores. Fabiano foi o primeiro do Sul do Brasil a contatá-lo. Na terça, outros dois radioamadores paranaenses tiveram a mesma sorte, segundo Fabiano, um de Curitiba e outro de Ponta Grossa.
Fabiano também elogiou a disposição do brasileiro. ''Ir ao rádio é como um hobby, muitos preferem entrar na internet, ler jornal. Por isso em 90% das passagens pelo Brasil ele não está no rádio. Foi uma surpresa'', conta.
Radioamador há onze anos, o técnico em telecomunicações Fabiano Moser já conversou com astronautas russos e americanos que estavam em estações espaciais. Desde que foi confirmada a participação de Marcos Pontes na 13 Missão da ISS, ele começou a se preparar para se comunicar com o astronauta.