Quatro turistas alemães sequestrados há três semanas no Iêmen foram libertados, anunciou ontem em Bonn o ministério alemão das relações exteriores.
A notícia foi confirmada em Saana à AFP por um chefe de uma tribo que participou das negociações com os sequestradores para a libertação dos sequestrados.
Os reféns, três mulheres e um homem, estão agora sob a proteção da polícia iemenita e o ministério alemão vai tratar de repatriá-los o quanto antes, segundo a fonte.
A libertação dos alemães - sequestrados no último dia seis de dezembro na zona sul de Sanaa - acontece um dia depois da ação da polícia iemenita para libertar 16 reféns ocidentais, que acabou com a morte de quatro deles, três britânicos e um australiano.
O sequestro foi obra de membros da tribo de Bani Dhabian, que anteriormente já tinham sequestrado vários estrangeiros.
O sequestro de estrangeiros é uma prática habitual das tribos iemenitas para tentar divulgar suas reivindicações finceiras e pressionar o governo.
Cerca de 150 estrangeiros foram sequestrados nos últimos anos no Iêmen, e sua libertação, até a véspera, acontecia sem derramamento de sangue.
Terror Os turistas ocidentais sequestrados por terroristas islâmicos do Iêmen receberam ameaças de morte e tiveram armas apontadas em suas cabeças, pouco antes do assalto da políca em que quatro deles morreram, contou ontem à AFP o cônsul da Grã-Bretanha em Sanna, Penny Walsh.
‘‘Eles tiveram pistolas apontadas em suas frontes e todo tipo de ameaças. Conheceram o inferno e regressaram. Dois deles viram morrer suas mulheres. Uma norte-americana e uma inglesa, feridas durante a operação, sobreviveram e já estão fora de perigo’’, acrescentou. As duas mulheres foram operadas terça-feira à noite no hospital al-Jumhuriya, em Aden.
Os dez turistas sobreviventes passaram a noite num hotel da cidade, ainda sob forte comoção, assistidos por diplomatas britânicos, que evitaram qualquer contato com a imprensa. ‘‘Eles estão bem, dentro do possível, após terem passado por uma experiência tão terrível’’, declarou Walsh.

mockup