Associated Press
De La Guaira
Um helicóptero que participava dos trabalhos de resgate na Venezuela caiu ontem matando pelo menos quatro pessoas. Duas horas mais tarde, a queda de um outro aparelho - sem deixar vítimas - levou as autoridades a cancelar temporariamente os vôos na região dos trágicos deslizamentos e inundações da semana passada.
O acidente fatal ocorreu aos pés de uma montanha na cidade costeira de Tanaguarena, localizada no coração da zona de desastre, a 24 quilômetros ao norte da capital Caracas. Segundo autoridades de defesa, o piloto e três passageiros morreram na queda. O helicóptero era de propriedade privada e foi doado para ajudar nos trabalhos de resgate.
Enquanto as equipes especializadas retiravam a lama e os destroços, o governo da Venezuela começava ontem a preocupar-se com duas consequências da catástrofe: os saques e a ameaça de epidemias. De acordo com números fornecidos pelo ministro das Relações Exteriores, José Vicente Rangel, entre 5 mil e 20 mil pessoas morreram por causa das chuvas. Fontes da Defesa Civil estimam que essa cifra possa chegar a até 30 mil, levando em conta que povoados inteiros foram soterrados em nove Estados e em Caracas.

mockup