Quase toda cidade está controlada, anunciam os EUA
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de novembro de 2004
Folhapress 
São Paulo - Forças americanas atacaram ontem insurgentes concentrados a sudeste da cidade rebelde de Fallujah (50 km ao oeste da capital iraquiana, Bagdá). Segundo informações do Exército, ''quase toda a cidade'' está sob controle.
De acordo com o general Thomas Sattler, as forças lideradas pelos EUA ocupavam 80% de Fallujah e continuavam a fazer buscas de casa em casa atrás de insurgentes. Ele disse também que 22 soldados dos Estados Unidos e do Iraque foram mortos e cerca de 170 ficaram feridos em combate, sendo que 40 já receberam alta e voltaram à ativa.
Entre os insurgentes houve cerca de 600 vítimas, segundo ele. O general disse ainda que 150 rebeldes foram capturados, e que ''dezenas'' deles eram estrangeiros. Centenas de homens tentaram sair de Fallujah e foram impedidos pelo Exército americano, que só permite que mulheres e crianças deixem a cidade.
Segundo informações divulgadas pelos oficiais americanos, há rumores de que os rebeldes escondem suas armas e se misturam aos civis refugiados, para evitar a captura ou a morte.
Na cidade de Mossul (360 km a noroeste de Bagdá), a terceira maior do país, forças americanas fizeram novos ataques, na tentativa de atingir o grupo de rebeldes que atacou ontem diversos postos policiais e entrou em conflitos diretos com oficiais. ''Nossos alvos são conhecidos bolsões de terroristas em áreas específicas da cidade'', disse a capitã Angela Bowman, porta-voz das tropas americanas na cidade.
Segundo os moradores, a cidade tem sido palco, nos últimos dois dias, de intensos ataques rebeldes. Ontem os insurgentes bombardearam a Guarda Nacional iraquiana. Um soldado americano morreu nos conflitos diretos com os militantes.


