Quarta eleição presidencial depois da ditadura
Associated Press
De Montevidéu
A eleição presidencial de amanhã será a quarta no Uruguai depois do fim da ditadura militar. Dados sobre a eleição:
Estão habilitadas para votar 2.402.160 pessoas
Esta será a primeira eleição depois da reforma constitucional de 1996 que exige votação interna para eleger um candidato por partido
Os candidatos são: Tabaré Vázquez, socialista, pela Frente Ampla-Encontro Progressista; Jorge Batle, de tendência liberal do partido governista, o Colorado; Luis A. Lacalle, do Partido Nacional, de centro-direita; Rafael Michelini, do Novo Espaço, que não teve disputa interna, social-democrata e Luis Pieri da União Cívica, de direita.
Se nenhum candidato obtiver os 50% dos votos mais um, haverá um segundo turno com os dois candidatos mais votados, previsto para o dia 28 de novembro.
Também serão eleitos o vice-presidente, 99 deputados e 30 senadores (o 31º senador é o vice-presidente da República), que formam os 130 membros do Poder Legislativo.
Atualmente a composição do Poder Legislativo é de 32% para o Partido Colorado, 31% para o Nacional, 30% para a Frente Ampla e 7% para o Novo Espaço.
A Corte Eleitoral divulga os resultados das eleições primárias na segunda-feira, mas na noite deste domingo já será possível determinar os vencedores.
Os partidos políticos nomearam 20 mil delegados com a função de manter a ordem dentro dos locais de votação.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos.





