Do lado de fora da cúpula, a polícia deteve ontem 21 ativistas do grupo de defesa do ambiente Greenpeace. Os ativistas, a bordo de botes infláveis, burlaram a zona de segurança marítima da cúpula do G8.
A ação do grupo criou um estado de alerta durante alguns minutos na zona de segurança de Heiligendamm. As lanchas dos ativistas foram perseguidas por ao menos dez minutos por embarcações da polícia antes de serem interceptadas. Antes, um bote do Greenpeace também havia sido perseguido e interceptado no balneário alemão.
Pouco antes de serem detidos, os ativistas ainda tiveram tempo para abrir uma grande bandeira com o texto ''G8, aja agora''.
Em terra, milhares de manifestantes continuam a protestar perto de um bloqueio de segurança no balneário. Ontem, as manifestações foram, em geral, pacíficas.

mockup