Protestos agitam capitais sul-americanas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de agosto de 2002
France Presse 
CaracasAs capitais da Venezuela, Uruguai, Argentina e Chile foram palco, ontem, de novos tumultos, com protestos os mais variados. Em Caracas, o governo do presidente Hugo Chávez pôs nas ruas do centro e do oeste da cidade cerca de mil guardas nacionais, para impedir novos choques entre civis e militares, em protesto contra a negativa do Tribunal Supremo de julgar quatro oficiais que teriam participado do golpe de Estado de abril.
Os confrontos deixaram pelo menos cinco feridos a bala no lado oeste da cidade.
O tumulto prosseguiu ontem pelo terceiro dia consecutivo. O vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, fez um apelo à calma pedindo que os policiais não respondam a provocações. Na opinião de Rangel, a situação degenera porque a PM ''está simplesmente disparando'' sobre as pessoas.
Minutos antes, uma bomba de gás lacrimogêneo lançada pela PM caiu perto do vice-presidente que estava conversando com os participantes de um dos grupos de protesto.
Na avenida Urdaneta, no centro da cidade, em meio à fumaça dessas bombas, as lojas fecharam as portas reforçadas com grades de ferro, para evitar saques.
ApeloO líder da oposição, Elías Santana, pediu ontem calma e resistência às provocações de grupos violentos ligados ao governo, que a seu ver são os protagonistas dos distúrbios em Caracas, a fim de evitar que o governo possar dar um autogolpe ou decretar estado de exceção.
''Poderíamos estar diante de uma tentativa de provocação para que a sociedade civil sinta a tentação de se pôr à margem da lei, mas os que estão fora da lei são os grupos estimulados pelo governo'', advertiu Santana.
O político descreveu os conflitos de ontem entre civis e policiais no centro e oeste de Caracas, que deixaram cinco feridos, como ''uma grave alteração da ordem pública por parte de grupos bem organizados e preparados para agir e que aparentemente contam com a anuência de setores governistas''.
Na ArgentinaManifestantes foram às ruas, ontem, em Buenos Aires, protestando contra a política econômica do Governo. Muitos atacaram sedes de agências bancárias, exigindo a retirada de dólares de suas contas. O Governo argentino congelou as contas em dólar, entre outras medidas.
No ChileA Capital chilena foi palco, ontem, de violentos confrontos entre estudantes de grau médio e do curso superior e policiais. Os protestos eram devido à decisão do Governo que alterou as tarifas nos coletivos, tirando as vantagens que eram dadas aos estudantes. A polícia agiu com violência para conter os jovens que atiravam pedras e bombas de fabricação caseira contra os policiais.


