Promotor investiga abusos da CIA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Agência Estado 
Washington - O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, nomeou ontem o promotor federal John Durham para investigar os abusos cometidos por agentes da CIA contra prisioneiros. A decisão foi anunciada depois que o comitê de ética do Departamento de Justiça recomendou a Holder a reabertura de dezenas de casos de abusos envolvendo detentos no Iraque e no Afeganistão.
A decisão de investigar a CIA representa uma mudança na política do governo do ex-presidente George W. Bush, que fez de tudo para manter os casos em segredo. A iniciativa pode resultar em processos criminais contra funcionários do governo por abusos contra suspeitos de terrorismo. Durham, o nome escolhido por Holder, tem fama de ser implacável nos casos que presidiu.
O estopim de todas as mudanças foi a divulgação de um relatório que contém detalhes de abusos e torturas da CIA e de agentes contratados pelo governo americano. O documento, elaborado pelo inspetor-geral da CIA, John Helgerson, em 2004, permaneceu engavetado por ordem expressa de Bush.
O governo do presidente Barack Obama se esquivou o quanto pôde do assunto. No ano passado, chegou a divulgar o relatório, mas somente após uma extensa censura que excluiu diversas partes do texto. Até então, Obama dizia que não queria ficar atolado em alegações de abuso do governo anterior.
No entanto, organizações de defesa dos direitos humanos e a esquerda do Partido Democrata continuaram a lutar pela divulgação do conteúdo do documento.


