Projeto atômico no Irã está reativado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de agosto de 2005
Folhapress 
São Paulo - O Irã afirmou ontem que inspetores nucleares da ONU começaram a instalar equipamentos de vigilância na central nuclear de Isfahan na região central do país e que deu por retomado seu o programa nuclear.
''Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Isfahan, em cooperação com especialistas da organização de energia atômica iraniana, estão realizando atividades tais como a instalação de câmeras e a preparação de trabalho de supervisão'', disse Ali Aghamohammadi, porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional.
''Esse processo levará tempo, mas, na nossa visão, a central de conversão de urânio foi reiniciada'', acrescentou. Segundo a AIEA, o Irã concordou em deslacrar o maquinário apenas após a instalação dos equipamentos de vigilância, o que pode acontecer na próxima semana.
As declarações ocorrem um dia após o Irã ter anunciado que reiniciaria seu programa nuclear após o fracasso de negociações com a União Européia, que previa a promessa de contrapartida, como ajuda nas áreas de tecnologia e segurança, caso o Irã abrisse mão de seu programa nuclear.
O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, havia dito que, se as atividades em Isfaham fossem retomadas, a comunidade internacional recorreria ao Conselho de Segurança da ONU para que sanções fossem impostas.


