Produção de cocaína aumenta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de junho de 2005
Folhapress 
São Paulo- A produção de cocaína na Bolívia aumentou 35% no ano de 2004 em relação ao ano anterior, segundo um informe das Nações Unidas (ONU) apresentado ontem em Bruxelas (Bélgica), sobre a expansão das drogas no mundo.
Em compensação, houve diminuição da produção da droga na Colômbia que, segundo a ONU, deve-se à luta levada a cabo pelo governo americano, que ''parece estar dando frutos''. As áreas cultivadas passaram de 160 mil a 80 mil hectares, representando uma diminuição de 50%.
''Estamos preocupados com a situação na Bolívia, onde as áreas cultivadas cresceram 17% e a produção em toneladas teve um aumento de 35%'', informou o diretor da Unodc (Escritório da ONU para Drogas e Crime), Antonio Costa, ao apresentar o estudo. Segundo ele, ''a Bolívia está afetada pela crise doméstica, discriminação contra a população de origem indígena (que representam 75% dos pobres) e a incapacidade do governo para manter o controle da situação''.
Além da Bolívia, o cultivo de coca e a produção de cocaína também aumentou no Peru. A erva é plantada em uma área 14% maior do que a usada no ano passado, gerando um crescimento de 23% na produção.''Há alguns êxitos e alguns retrocessos.
A co-responsabilidade da Europa (que consome um terço da cocaína produzida na América Latina), na luta para erradicar a droga tem sido um dos eixos de discussão entra a Comunidade Andina e a União Européia (UE), durante as últimas reuniões.


