São Paulo - O primeiro voo integrado do Starship, conduzido nesta quinta-feira (20), terminou em detonação prematura após uma escalada de 40 km até a alta atmosfera, o que foi celebrado pela SpaceX como um grande sucesso. Nunca um foguete tão grande (120 metros) e com tantos motores (33 só no primeiro estágio) havia sido lançado antes. O único objetivo declarado do voo era deixar a plataforma em Boca Chica, no Texas, de forma segura. Todo o resto era na base do "seria bom se também...".

The SpaceX Starship explodes after launch for a flight test from Starbase in Boca Chica, Texas, on April 20, 2023. - The rocket successfully blasted off at 8:33 am Central Time (1333 GMT). The Starship capsule had been scheduled to separate from the first-stage rocket booster three minutes into the flight but separation failed to occur and the rocket blew up. (Photo by Patrick T. Fallon / AFP)
The SpaceX Starship explodes after launch for a flight test from Starbase in Boca Chica, Texas, on April 20, 2023. - The rocket successfully blasted off at 8:33 am Central Time (1333 GMT). The Starship capsule had been scheduled to separate from the first-stage rocket booster three minutes into the flight but separation failed to occur and the rocket blew up. (Photo by Patrick T. Fallon / AFP) | Foto: Patrick T. Fallon / AFP

O teste não foi sem emoção. Primeiro, uma interrupção rápida da contagem na fase final, por conta de checagens no veículo, o que impediu a partida logo na abertura da janela de lançamento, às 10h28 (de Brasília). Com a retomada cinco minutos depois, restando apenas 40 segundos, veio a decolagem, e o veículo partiu, às 10h33, mas com alguns motores apagados.

Isso não impediu, contudo, a ascensão normal e uma escalada até cerca de 40 km de altitude, superando inclusive o momento de máxima pressão aerodinâmica sobre o foguete. As coisas começaram a pegar um caminho incontornável na manobra que antecede a separação do segundo estágio. Após capotar algumas vezes, descontrolado, o veículo sofreu uma detonação em pleno ar, o que os engenheiros da empresa costumam chamar pela eufemística sigla RUD, ou "rapid unscheduled disassembly" (desmontagem rápida não programada).

Não é uma grande perda para a SpaceX, que já planejava não recuperar ambos os estágios. Na melhor das hipóteses, o primeiro faria um pouso vertical no golfo do México e o segundo mergulharia de barriga no oceano Pacífico, próximo ao Havaí. Mas essas etapas terão de ficar para uma próxima missão.

LEIA TAMBÉM:

+ Lançamento da Starship, da SpaceX, é cancelado

Seguindo sua metodologia de produção rápida de protótipos e priorização de testes em voo, a companhia já tem elementos fabricados para os próximos cinco primeiros estágios (denominados Super Heavy) e para os oito próximos Starships (a espaçonave em si, o segundo estágio).

Os dados de telemetria serão analisados cuidadosamente, para que a próxima tentativa possa ser ainda mais bem-sucedida. "Aprendemos muito para o próximo lançamento de teste em uns poucos meses", disse Elon Musk após o voo.

Considerando a forma como a SpaceX desenvolve as coisas, é mais um dia na vida da Starbase, instalação da empresa em Boca Chica. E um dia muito especial, que viu celebrações efusivas de seus técnicos e engenheiros a cada etapa superada da contagem regressiva e do voo.

"O sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje irá nos ajudar a melhorar a confiabilidade do Starship conforme a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária. Parabéns a toda a equipe num empolgante primeiro voo-teste integrado do Starship!", escreveu a empresa no Twitter, com a grandiloquência de quem ambiciona a colonização de Marte.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.