Primeiro-ministro da Iugoslávia apresenta renúncia em protesto
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de junho de 2001
Associated PressDe Belgrado 
O primeiro-ministro da Iugoslávia, Zoran Zizic, renunciou ontem e milhares de irados partidários de Slobodan Milosevic promoveram um protesto contra a entrega do ex-presidente ao tribunal de crimes de guerra da ONU.
A renúncia de Zizic e outros antigos aliados montenegrinos de Milosevic apressou o colapso do governo e ameaça levar à separação dos duas remanescentes repúblicas iugoslavas, a Sérvia e a bem menor Montenegro.
Cerca de 10.000 partidários de Milosevic, alguns gritando Traição! e Vamos nos rebelar!, concentraram-se na frente do Parlamento federal em Belgrado para protestar contra a decisão do governo sérvio de entregar o ex-presidente.
Mas a participação na manifestação foi desapontadora, e mostrou como Milosevic perdeu apoio desde suas campanhas nacionalistas que levaram a quatro guerras nos Bálcãs. A maioria dos sérvios expressou alívio com a perspectiva de colocarem para trás a era de seu ruinoso regime de 13 anos.
É como remover um câncer, disse Milica Vidojevic, 19 anos. A mera presença desse homem no país era um veneno para todos nós.
As renúncias políticas, entretanto, significam o colapso do Gabinete, que é formado por autoridades pró-democracia da Sérvia e ministros de Montenegro. O presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, pode propor agora um novo primeiro-ministro, mas se o nome for rejeitado no Parlamento, ele teria de convocar novas eleições federais.
As autoridades de Montenegro disseram que a extradição quinta-feira de Milosevic para o tribunal em Haia, Holanda, foi ilegal e inconstitucional e ameaça o funcionamento da Iugoslávia e sua própria existência.


