MOSCOU - Aparentemente recuperado da cirurgia cardíaca sofrida em 5 de novembro - para implantação de cinco pontes de safena - o presidente Yeltsin volta a despachar hoje do Kremlin, o palácio do governo russo. O dirigente voltaria ontem à sua casa num subúrbio de Moscou. A informação foi prestada a correspondente estrangeiros pelo porta-voz presidencial Serguei Filatov.
‘‘O presidente da Rússia está apto para trabalhar em tempo integral’’, afirmou Filatov, respondendo a uma declaração do general Alexander Lebed, ex-secretário-geral do Conselho de Segurança da Rússia, que classificou Yeltsin de ‘‘incapacitado para o exercício da função’’ de presidente do país e pediu sua renúncia.
O porta-voz não quis fazer comentários sobre um atentado com carro-bomba ocorrido pela manhã no Bulevar Osennij - rua onde mora Yeltsin e outros altos funcionários do governo, que causou a morte de uma pessoa. ‘‘Trata-se de um ajuste de conta entre mafiosos’’, ressaltou a polícia russa. O atentado concentrou as atenções das autoridades devido ao local onde foi perpetrado. A vítima fatal do carro-bomba não teve sua identidade revelada.
Ainda na Capital russa, a agência russa Itar-Tass destacou o assassinato a tiros de um membro do Alto Comando das Forças Armadas, sem, no entanto, revelar sua identidade.
A agência noticiou também a morte de cinco meninos na região de Grozny (Capital da Chechênia), em consequência da explosão de uma mina.

mockup