PREOCUPAÇÃO - Radiação supera 5 milhões de vezes o limite
A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia operadora da usina nuclear de
Fukushima Daiichi, informou na última terça-feira que foi detectado na água do mar nas proximidades da central um nível de iodo radioativo cinco milhões de vezes superior ao limite legal, enquanto o césio-137 apresenta índice 1,1 milhão de vezes maior.
Uma amostra recolhida no início da semana retrasada em uma área marinha próxima ao reator 2 de Fukushima revelou uma concentração de iodo-131 de 200 mil becquerels por centímetro cúbico.
As análises também mostraram que a presença de césio-137 superava o limite legal em 1,1 milhão de vezes, segundo fontes da Tepco citadas pela emissora pública de televisão NHK.
Enquanto o iodo-131 tem vida média relativamente breve, de oito dias, o período de semidesintegração do césio-137 é de 30 anos.
● Por hora, na usina, são emitidos cerca de 400 milisieverts de radiação. Uma pessoa exposta a 100 mil milisieverts morre na hora
● Em várias situações corriqueiras as pessoas estão expostas à radiação. Comer uma banana gera 0,1 microsieverts de radiação; usar monitor de microcomputador por um ano emite 1,0





