Premiê diz que Israel deve se preparar para longa operação
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Folhapress 
São Paulo - O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, pediu nesta segunda-feira que os israelenses se preparem para uma longa operação em Gaza. O discurso foi feito no dia em que nove soldados e quatro civis israelenses foram mortos. O dia, que Netanyahu chamou de "doloroso", foi o segundo de maior número de mortos do lado israelense. Na Faixa de Gaza, 12 palestinos morreram e outros 45 ficaram feridos em ataques a um hospital e a um campo de refugiados. Com isso, chega a 58 o número de mortos em território israelense - militares, seis civis israelenses e um operário tailandês. Do lado palestino, são mais de mil mortos e 6 mil feridos durante todo o período do conflito. Em discurso na TV, Netanyahu afirmou que a ofensiva só terminará com a desmilitarização de Gaza. "Nós precisamos estar preparados para uma campanha prolongada. Nós continuaremos a atuar agressivamente e com responsabilidade até que a missão termine para proteger nossos cidadãos, soldados e crianças", declarou.
Mais cedo, o chefe de governo criticou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por pedir uma trégua "imediata e incondicional" a Israel e ao Hamas. Para ele, a resolução "não responde às exigências de segurança de Israel". "A declaração não menciona os ataques contra a população civil israelense e o fato de o Hamas usar os moradores de Gaza como escudos humanos ou de as instalações da ONU serem usadas para atacar israelenses." O Exército de Israel informou que nove soldados israelenses foram mortos em diferentes confrontos com grupos palestinos.
Em resposta ao discurso de Netanyahu, o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, disse que as ameaças do chefe de governo israelense não assustam e que Israel "pagará o preço pelos massacres contra civis e crianças".


