Ao iniciar uma viagem por quatro nações africanas, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, garantiu ontem que a África é uma prioridade para a administração do presidente George W. Bush. Mas, mesmo com sua promessa de mais apoio dos Estados Unidos na evolução das democracias locais e no combate à Aids, Powell reconheceu que existem discordâncias dentro da administração com relação ao escopo da assistência das forças norte-americanas de manutenção de paz no continente.
Para ele, é importante encontrar o equilíbrio correto.
Powell, o primeiro negro a chefiar o Departamento de Estado norte-americano, iniciou sua viagem por Mali, uma das nações mais pobres do mundo.
Ele elogiou a nação do oeste africano como ‘‘firmemente comprometida com a democracia’’. Ele se reuniu com o presidente de Mali, Akoha Omar Konare e visitou um centro financiado pelos Estados Unidos onde está sendo pesquisada uma vacina para a malária.
Powell também visitará África do Sul, Quênia e Uganda.

mockup