Polícia suspende bloqueio na Cisjordânia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de março de 2010
Folhapress 
São Paulo - Israel suspendeu ontem o bloqueio imposto desde sexta-feira passada à Cisjordânia e reabriu ao público a Esplanada das Mesquitas de Jerusalém. A polícia, contudo, continua em alerta em Jerusalém Oriental, um dia após confrontos que deixaram 50 palestinos e 15 policiais feridos.
''De acordo com uma decisão do ministro da Defesa, Ehud Barak, suspendemos durante a noite o bloqueio que estava em vigor em Judeia e Samaria [nome bíblico da Cisjordânia]'', afirmou um porta-voz do Exército.
O fechamento da Cisjordânia, que não só impedia a passagem dos palestinos ao território israelense, mas também ao território palestino ocupado - como no caso de Jerusalém Oriental-, são frequentes durante as festividades oficiais de Israel, mas há anos não eram decretados fora dessas datas.
Segundo o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, quase 3 mil policiais permanecem em alerta em Jerusalém Oriental para evitar novos confrontos. Israel liberou também o acesso à Esplanada das Mesquitas, na Cidade Antiga de Jerusalém, terceiro local mais sagrado do Islã e local mais sagrado para os judeus, informou Rosenfeld.
O acesso à esplanada estava proibido aos muçulmanos de menos de 50 anos e aos visitantes não muçulmanos.
Israel teme novos confrontos, depois da violência registrada na terça-feira, entre jovens palestinos e as forças de segurança israelenses em Jerusalém Oriental, a situação mais grave na cidade em vários anos, que acontece em meio a um clima de tensão político-religiosa e de crise diplomática.
As revoltas populares aconteceram depois que Israel anunciou novas construções em colônias judaicas na parte palestina de Jerusalém e a inauguração de uma sinagoga na Cidade Antiga, situada na parte ocupada da cidade.


