Pneu de Concorde foi perfurado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de agosto de 2000
Associated Press De Paris 
Peritos franceses concluíram que um pedaço de metal encontrado na pista de onde o acidentado Concorde da Air France decolou provavelmente perfurou um dos pneus do avião supersônico, transformando os estilhaços de borracha em verdadeiros projéteis.
Num comunicado, elaborado pelo Escritório de Investigação de Acidentes, conhecido por suas iniciais em francês BEA, os peritos afirmam que, com a explosão do pneu, pedaços de borracha pesando mais de quatro quilos foram transformados em verdadeiras balas que danificaram um ou mais reservatórios de combustíveis da asa esquerda, causando o grande incêndio.
O comunicado é a primeira tentativa dos investigadores de ligar vários elementos do inquérito e tentar formar um quadro do acidente uma exigência feita pelo governo francês para permitir que o supersônico voe novamente.
O documento da BEA indica que pedaços do reservatório número 5 foram encontrados na pista. Um diagrama coloca tal reservatório ao lado do compartimento do trem de pouso.
É provável que esse pedaço (de metal) esteja, na verdade, na origem do corte do pneu, afirma-se no relatório.
A ruptura do pneu, num momento em que o avião estava se movendo em alta velocidade, fez projetar grandes pedaços de borracha em alta velocidade, segundo o comunicado. No momento da explosão do pneu, de acordo com os peritos, o Concorde estava a uma velocidade de 195,5 milhas por hora (314,55 km/h).
De acordo com o BEA, o processo exato da queda do Concorde da Air France, que causou a morte de 113 pessoas, deverá ainda ser determinado. A BEA também afirma que seus peritos ainda terão de provar sua teoria de que o pedaço de metal, medindo 40 centímetros de comprimento, está por trás do acidente.


