Pinochet esgotado pelos exames
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de janeiro de 2001
Associated Press De Santiago do Chile 
Enquanto o general Augusto Pinochet, agora de aparência cansada, se submetia, pelo terceiro dia, a exames médicos, começaram ontem as escavações na primeira das fossas que segundo revelações das Forças Armadas, conteriam restos de desaparecidos durante sua ditadura.
Pinochet, de 85 anos, está sendo submetido desde quarta-feira a exames para determinar se deverá ou não ser julgado por suposta responsabilidade em homicídios e sequestros de 75 prisioneiros políticos. O Código Penal chileno exime de processo quem for declarado demente.
Aparentemente cansado, o general demorou para cumprimentar sua filha mais velha, Lúcia, que o aguardava, e em seguida, lentamente, sentou-se em uma cadeira de rodas para ser conduzido ao interior do hospital por seus guarda-costas.
O general reformado Luis Cortés Villa, diretor da Fundação Pinochet, assegurou que o ex-governante está esgotado pelos exames e afetado pelo questionamento em torno de sua saúde mental. Quanto ao interrogatório ao qual o ex-ditador deverá submeter-se na segunda-feira, Cortés disse que o general não estaria em condições de ser interrogado na segunda, mas ele não está colocando empecilhos ao que for determinado pela Justiça.
Quase ao mesmo tempo em que Pinochet passava pelos controles psiquiátricos, em um local distante cerca de 37 km da capital começavam as escavações dirigidas por um juiz da Corte Suprema para confirmar as revelações das Forças Armadas, há uma semana, sobre as fossas com corpos de desaparecidos.


