Havana - A Petrobras pode se associar à canadense Sherritt ou à espanhola Repsol para explorar novas zonas da prospecção em Cuba, segundo o embaixador brasileiro em Havana, Tilden Santiago.
Depois de passar adiante duas zonas anteriormente selecionadas para serem exploradas em 2002, a ''Petrobras está esperando receber suas (novas) zonas designadas para levar a cabo prospecção em águas profundas'', disse ontem Tilden Santiago. ''Nós ainda não sabemos se vamos levar o projeto adiante com os espanhóis (Repsol), com os canadenses (Sherritt) ou sozinhos'', explicou o embaixador brasileiro.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, 78 anos, anunciou no dia 28 de dezembro que reservas de petróleo de pelo menos 100 milhões de barris haviam sido encontradas perto da costa de Santa Cruz do Norte, leste de Havana, numa região que será trabalhada pela empresa estatal cubana em cooperação com a Sherritt.
Liderada por Castro desde 1959, Cuba vive um momento de dificuldades econômicas desde o colapso do antigo bloco soviético, que abastecia a ilha com comida e petróleo a preços baratos.
Há anos que a energia vem sendo o grande estorvo da economia cubana. Havana tem se mostrado incapaz de concluir o reator nuclear com tecnologia soviética de Juragua.
Cuba vem se apoiando em importações provenientes da Venezuela, já que seu óleo cru -que apresenta altas taxas de enxofre - requer um alto custo para ser usado.
A Venezuela, único país latino-americano membro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep), entrega 53 mil barris por dia a Cuba.

mockup