Pesquisas garantem vantagem para Blair
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de maio de 2001
Associated Press De Londres
Uma pesquisa de opinião divulgada ontem projeta uma liderança de 14 pontos percentuais para o Partido Trabalhista nas eleições parlamentares que vão se realizar no dia 7 de junho. O levantamento, realizado pela empresa Rasmussen Research para o jornal The Independent, indica que o partido do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, tem o apoio de 46% dos eleitores, contra 32% para os conservadores e 13% para os liberais. A pesquisa foi feita com 1.030 eleitores por telefone entre os dias 12 e 13 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Este total é pouco inferior ao que se divulgou quando Tony Blair anunciou a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições. O líder trabalhista britânico decidiu antecipar as eleições precisamente devido aos bons resultados obtidos em pesquisas nos últimos tempos. Blair acredita que poderá conquistar maioria mais sólida em junho, com o que terá condições para implementar medidas que prometeu mas não cumpriu.
A oposição conservadora, porém, se mostra bastante motivada e confiante, principalmente face a uma série de pontos da plataforma trabalhista que não foi atendida durante o período de Governo Blair. Outra questão que amplia a esperança dos conservadores é um fato histórico: jamais na história da Grã-Bretanha um governo trabalhista conseguiu vencer duas eleições consecutivas.
Blair porém está otimista de que vai mudar a história no dia 7 de junho.