São Paulo - Aproximadamente 15 mil pessoas que vivem nas encostas do monte Merapi, onde fica o mais perigoso vulcão dos 130 existentes na Indonésia, foram retiradas às pressas devido ao perigo de erupção, anunciado há semanas por meio de lava e fumaça expelidas pelo vulcão.
A atividade Merapi aparentemente tornou-se mais intensa após a região ter sido atingida por um forte terremoto de 6,3 graus na escala Richter no último dia 27, que deixou cerca de 6 mil mortos na ilha de Java.
Apesar disso, o vulcão tem expelido rios de lava e nuvens de gás de forma irregular (com maior ou menor intensidade), além de fragmentos de magma solidificados que chegam a atingir 500 graus de temperatura. O Merapi, que fica em um monte de 3.000 metros, é um dos mais ativos vulcões de todo o mundo, que sofreu erupções muitas vezes nos últimos 200 anos, várias delas violentas e fatais.
Autoridades já haviam ordenado a retirada de pessoas que vivem nas regiões mais próximas ao vulcão no início do mês passado, mas o aumento de atividade do Merapi aumenta a preocupação.
Segundo o diretor do Observatório Vulcanológico do Merapi (OVM), Subandriyo, nas primeiras horas de ontem, 88 nuvens tórridas chegaram a apenas 2.000 metros da cratera, menos da metade do índice registrado ontem.

mockup