Peres sugere que o cerco seja suspenso
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de setembro de 2002
Agência EFE 
JerusalémIsrael deve chegar a um acordo para libertar o presidente palestino, Yasser Arafat, do confinamento militar ao que está submetido na Mukata ''para não prejudicar os EUA em sua luta contra o Iraque'', declarou ontem o ministro de Relações Exteriores israelense, Shimon Peres, à rádio pública. Na entrevista, Peres acrescentou que além disso o assédio ao que está submetido Arafat desde o último dia 19 aumenta sua popularidade entre o povo.
''Existe o perigo que o Oriente Médio se converta em uma zona onde as ameaças de armas nucleares fiquem em mãos de uns tiranos loucos'', disse em referência ao presidente iraquiano, Saddam Hussein.
''E esclareceu como os Estados Unidos estão se ocupando deste perigo, é lógico que neste momento Israel não lhe cause problemas e se mostre mais cooperativo''.
Quanto à resolução do Conselho de Segurança, organismo que instou novamente Israel a que se retirasse da Mukata, Peres sublinhou que ''Israel quer cumprir as decisões da ONU, mas está condicionado por algumas exigências que a resolução pede aos palestinos, como a cessação do terror''.
Para o trabalhista ''se o Exército de Israel não ocupasse os territórios haveria possibilidades de grandes atentados''.


