Paz só será atingida com diálogo, diz Obama
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Folhapress 
São Paulo - Em discurso na Assembleia Geral da ONU ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que os palestinos merecem o reconhecimento de Estado, mas disse que isso só será alcançado por meio de negociações com Israel.
''Estou convencido de que não há atalho para encerrar um conflito que dura décadas. A paz não virá por meio de resoluções na ONU. Se fosse fácil assim, já teria ocorrido'', disse ele, reforçando que entende que muitos estão frustrados com a aparente falta de progresso sobre o impasse.
''Paz é trabalho duro'', afirmou. ''No final das contas, são os israelenses e palestinos - não nós - que precisam chegar a um acordo sobre as questões que os dividem: sobre fronteiras e segurança; sobre refugiados e Jerusalém.''
As afirmações de Obama foram feitas diante da 66 Assembleia Geral da ONU, na qual o presidente palestino, Mahmoud Abbas, planeja solicitar o reconhecimento da Palestina como Estado, o que os EUA e Israel rejeitam.
Como exemplo de negociações bem-sucedidas, o presidente americano citou o caso do Sudão, onde, segundo ele, o diálogo levou a um novo Estado independente. O Sudão do Sul estreou como Estado pleno da ONU ontem, após ter sua independência oficializada.
Segundo o presidente, é por acreditar tanto no direito do povo palestino em ter um Estado próprio que os EUA dedicaram tanto tempo à resolução do impasse na região.


