Entrou em vigor, ontem, na Tailândia uma nova Constituição, que a coloca. segundo autoridades locais, no caminho da modernidade, ao modificar em profundidade uma paisagem política desde sempre dominada pelo clientelismo e pela corrupção.
Depois de mais de sete meses de acalorados debates, o Parlamento adotou por uma esmagadora maioria a ‘‘carta do povo’’ que ataca, pela primeira vez, um sistema patronal tradicional ainda muito influente no país. A nova Constituição deve ser ratificada pelo rei nos próximos dias.
Dos 651 deputados e senadores presentes, 578 se pronunciaram a favor da nova Constituição, a décima-sexta desde a queda do absolutismo em 1932. Só 16 parlamentares votaram contra.
Sua adoção é interpretada com uma vitória histórica da classe média - farta de sofrer com a incompetência de seus políticos - sobre a Tailândia rural e sua velha guarda , particularmente os ‘‘Kamnans’’ (chefes dos povos), hostis a uma reforma que limite seu poder.

mockup