| |

Mundo 5m de leitura

Parlamento britânico aprova eleições antecipadas em junho

ATUALIZAÇÃO
25 de maio de 2017

Folhapress
AUTOR

Governo precisava do apoio de mais de dois terços dos 650 membros do Parlamento para conseguir aprovar o pleito antecipado



São Paulo - O Parlamento britânico aprovou nesta quarta-feira (19), por 522 votos a 13, o plano da primeira-ministra Theresa May de realizar uma eleição nacional antecipada. O Reino Unido só teria uma eleição nacional em 2020, mas a premiê disse na terça (18) que gostaria de antecipar a votação para 8 de junho deste ano como uma forma de fortalecer a posição do governo nas negociações com a União Europeia sobre a saída do Reino Unido do bloco.

A premiê precisava do apoio de mais de dois terços dos 650 membros do Parlamento para conseguir aprovar a eleição antecipada. Assim, dentro de sete semanas, os britânicos voltarão às urnas depois de três eleições importantes em menos de três anos: o referendo sobre a independência da Escócia, em setembro de 2014, as eleições gerais, em maio 2015, e o referendo sobre a UE em junho de 2016. "Vou pedir ao britânico um mandato para completar o Brexit e torná-lo um sucesso", disse Theresa May no Parlamento.

A oposição concentrou suas críticas sobre a mudança de atitude de Theresa, que até agora tinha se recusado a promover eleições antecipadas, argumentando que isso traria instabilidade ao país.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS