Doha, Catar - Os brasileiros são muito bem vistos pelo povo catariano. Ao apresentar-se como brasuca, logo o turista recebe um sorriso e uma pergunta: ''Ronaldinho?'' Os brasileiros estão invadindo o país atrás dos petrodólares. O esporte e a aviação civil são as áreas que mais atraem mão de obra tupiniquim.
No futebol, só dá brasucas. Dois deles são ótimos exemplos de sucesso por lá. Ambos paranaenses. Um é o técnico cascavelense Caio Júnior, campeão nacional com o Al Gharafa. O outro é o meia-atacante Fábio César Montezine, que há cinco anos manda e desmanda no Catar, e carrega consigo a camisa dez da seleção do país.
Montezine, nascido em Londrina, é um dos melhores exemplos de adaptação ao país. Ele se sente em casa, tanto que se naturalizou. Pai de três filhos, nem passa pela cabeça dele voltar ao Brasil. ''Eles estudam em um colégio britânico. São muitas questões que me fazem ficar por aqui. Minha adaptação, da minha família, segurança, aqui a gente não vê falar em violência. É um país semiaberto, mas respeitam muito os estrangeiros'', contou Montezine, que tem dois programas preferidos nas folgas: ir ao shopping ou ao Hotel Sealine, um resort no meio do deserto com praia privativa.
Nelson Fumaça, carioca de 45 anos, é um dos brasileiros desbravadores do Catar. Após dois anos na Árabia Saudita, ele resolveu encarar o desafio de ser preparador de goleiros em Doha, uma década atrás. ''Quando cheguei aqui não tinha nada. Havia o palácio do emir e mais uma ou outra construção. Olha como está isso hoje. Vi tudo isso ser levantado muito rápido. É impressionante'', disse, enquanto apresentava a cidade em um passeio de carro por Doha.
O jogador de vôlei do Al Sadd, Renato Parreira, de 23 anos, a esposa Tariani, 24, e a filha Ana Luiza, 4, são outros brasileiros que moram por lá. O trio é de Uberlândia (MG) e já está em Doha há três anos. Uma forma de matarem a saudade é prestigiar eventos esportivos, onde sempre tem brasileiros. ''Sempre vamos nos jogos e torcemos pelos brasileiros que vêm aqui'', disse Renato.

mockup