Curitiba - A Ponte da Amizade, que liga Brasil e Paraguai, amanheceu fechada no lado paraguaio ontem. A promessa havia sido feita pelo prefeito de Ciudad del Este, Ernesto Zacarías Irún, que se uniu aos taxistas, mototaxistas e motoristas de vans nos protestos que vinham sendo feitos desde a semana passada contra o que dizem ser um excessivo rigor da Receita Federal. Para conter o contrabando, a Receita está retendo veículos que transportam mercadorias fora das especificações legais.
A expectativa é de que o problema seja solucionado em uma reunião diplomática que deve acontecer hoje, em Brasília. Segundo a secretária da prefeitura de Ciudad del Este, o prefeito viajou ontem para a capital federal.
Os manifestantes fecharam a ponte na aduana paraguaia no início da manhã. Para evitar confronto, como aconteceu na quinta-feira passada, a Polícia Federal do Brasil destacou 20 agentes para, segundo uma nota distribuída pela entidade, ''resguardar o patrimônio público e a integridade física dos funcionários federais que trabalham na fronteira''.
De acordo com a PF, os brasileiros são orientados a não atravessar a fronteira, ''pois além das lojas fechadas e ameaçadas de multa imposta pela prefeitura de Ciudad del Este , muitos dos nacionais são agredidos no país vizinho''.
Segundo a Receita Federal em Foz do Iguaçu, autoridades paraguaias não estariam cumprindo sua parte no acordo que ampliou a cota de compra para uso pessoal de US$ 150 para US$ 300, de intensificar o combate à pirataria e contrabando, adotando, entre outras medidas, a emissão de notas fiscais. A fiscalização sobre os veículos que transportam mercadorias está prevista no regulamento aduaneiro. Por isso vem sendo intensificada pela receita.
Reunião- Durante as negociações os manifestantes prometem manter a ponte fechada. Eles querem que sejam liberados os carros. Entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro foram apreendidos pela Receita Federal 233 veículos brasileiros e paraguaios que transportavam contrabando. Na primeira quinzena de março foram mais 237 veículos.

mockup