Ansa
De Assunção
O procurador-geral do Paraguai, Anibal Cabrera Veron, informou ontem que abrirá uma investigação sobre a suposta ramificação no país de um escândalo que abalou a União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha envolvendo financiamento ilegal e lavagem de dinheiro.
Segundo informações da imprensa alemã, falsos certificados de óbito expedidos no Paraguai foram utilizados para justificar doações anônimas que entraram na CDU.
Os jornais acrescentaram que a CDU, durante a presidência do ex-chanceler Helmut Khol, usou de contas bancárias secretas e recebeu doações anônimas presumivelmente de fora da Europa, inclusive Paraguai.
Segundo as fontes, Horst Weyrauch, ex-assessor financeiro da CDU, e Casimir Sayn-Wittgenstein, ex-tesoureiro do partido, aproveitaram seus contatos no Paraguai para conseguir certificados de óbito falsificados a fim de justificar as doações.
‘‘Estamos pedindo mais informações para dar início a uma investigação’’, afirmou ontem à ANSA o procurador Cabrera Veron.
‘‘Por exemplo, gostaríamos de saber em que supostos lugares do Paraguai foram expedidos os certificados de óbito falsos, o que facilitaria muito nosso trabalho’’, acrescentou.